4 primeiros passos para se organizar

09:22

Muitas pessoas por aí sofrem com o mal que eu sofri (e de vez em quando ainda sofro) a alguns anos atrás: a desordem,o caos e bagunça. Eu tentei me conformar com a situação ao meu redor diversas vezes,mas não era nada fácil ouvir reclamações da mãe sobre o quarto bagunçado,tirar notas baixas por não ter estudado nos dias certos,perder compromissos e esquecer de fazer coisas que havia prometido. Sempre culpei o universo por minha desordem,até que um dia eu descobri a causa da sua existência e descobri como muda-la.

Já perdi bastante tempo com métodos paliativos para me organizar mais. Criava listas de rotina,horários para estudo,lista de desejos e afins. Sempre começava,mas não conseguia durar mais de duas semanas usando os tais métodos,quem nunca? Eu nunca entendia por que nada dava certo,e ficava zangada comigo mesma,jogando tudo pro ar e ficando mais desorganizada ainda. A recaída da desordem passou a ser minha amiga. Não era nada fácil conviver com isso. 
Alguém aí passou por algum problema desses? Então calma,que vou te contar meus segredinhos e os primeiros passos para se organizar de verdade.


A verdade mesmo é que a culpa não estava nos métodos de organização,nem no meu quarto bagunçado,e nem no horror de conteúdos se acumulando para estudar. A culpa estava em mim. Eu não queria sair do meu comodismo,e achava que esses métodos fariam milagres por mim e a bagunça se arrumaria sozinha. A partir do momento que eu entendi isso e passei a encarar eu mesma como a culpada pelo meu caos,consegui seguir esses passos que me guiaram para uma vida cada vez mais organizada,e sem tantas recaídas.

  •  Olhe para dentro de si e veja o que está em desordem
As vezes um sentimento ruim bagunça tudo,estar bem consigo mesmo é essencial. Analise aquilo que está bagunçado dentro de você e tente dar um jeitinho nisso. As vezes,nossa bagunça interior se expande e vira nossa bagunça exterior. Cuide de sua vida espiritual,ame,sorria,seja alegre e feliz. Nada melhor do que se sentir bem para começar uma faxina com o pé direito.

  • Aceite fazer sacrifícios: diga não à procrastinação 
Organizar uma bagunça,dedicar tempos de estudo,cumprir compromissos... Nada disso parece promissor quando você só pensa em deitar na cama,ligar o ar concionado,assistir um filme e dormir muito. 
Eu conheci uma frase que vou levar forte no coração pro resto da vida : "Faça hoje,para ficar de folga amanhã" (inclusive já liberei um wallpaper para download todo lindo com essa frase aqui). E é pura verdade!Vou mostrar a vocês um exemplo. 
Quando eu estava no fim do meu primeiro período na faculdade,uma professora mandou nossa turma fazer um projeto imenso,e só tínhamos um mês para isso. Eu fiquei desesperada pois eu não sabia fazer nada do que foi pedido,e tinha tão pouco tempo para entregar. Teve gente da sala que nem ligou e continuou sua rotina normalmente,porém,eu e mais algumas amigas estávamos preocupadas e usamos todo o tempo que podíamos para criar o projeto logo. Sacrificamos noites de sono,sacrificamos diversões,e grande parte do nosso tempo live. Quando chegou o dia da entrega,tínhamos terminado tudo,e a a partir daquele dia estaríamos de férias. Eu tomei um susto quando vi que metade da sala não tinha entregado o projeto pois começaram em cima da hora.
Quando eu e minhas amigas recebemos nossas notas,demos um pulo de alegria!Nós tiramos notas maravilhosas. Só faltei pregar meu 10 na parede para lembrar todos os dias que vale a pena não procrastinar,pois eu já estava de férias enquanto muitos ainda iam fazer a final e outros refazer a cadeira inteira. 
É muito legal se sentir feliz com seu merecimento,não é? E é essa a sensação que a organização te traz. Deixar de ficar de folga agora,para ficar de folga amanhã sem nenhum peso na consciência,é a melhor coisa!

  •  Comece devagar e aos poucos
Nada virá da noite pro dia. Eu precisei de muito tempo para mudar o caos ao meu redor. Tive que perder e ganhar hábitos,fazer sacrifícios,e depois de algum tempinho fui vendo o resultado de tudo. Se você decidir hoje que você quer ter uma vida mais produtiva e organizada,não vai ser no fim dessa noite que terá conseguido o que quer. 
Existem uns livros maravilhosos que discursam sobre a criação de hábitos levarem 21 dias para se consolidarem. Então,vá com calma. Criar o hábito de arrumar sua casa X vezes na semana pode levar um tempinho,e você só começará a se sentir satisfeito quando isso não for mais uma obrigação,mas sim um hábito,como escovar os dentes.

  • Não desanime
O desânimo diversas vezes foi o motivo das minhas recaídas. A ansiedade em ver o resultado logo me fazia crer que eu não conseguiria. Mas calme,e persevere. Depois de um tempinho você verá as coisas ao seu redor dando certo e caminhando no seu ritmo,e você sentirá a maior felicidade do mundo. Se inspire em pessoas legais e organizadas,leia sempre sobre o assunto,e pratique com perseverança. 
Vão existir dias que tudo o que você planejou será mudado drasticamente devido a algum outro dever urgente ou alguma ocorrência. Tente não se desesperar,e pegue seu caderninho e refaça tudo novamente. Nem tudo na vida é como a gente planeja, precisamos saber superar isso e ter margens de erro. Compartilharei sobre isso com vocês em outro post. <3

Tente começar aplicando essas dicas a partir de agora. Comigo,foi a colher de chá que eu precisava,e tenho certeza que pode dar muito certo com você. Aproveita,e vem me contar aqui se deu certo com você. Até o próximo post!



Veja esses também,óh:

0 comentários