SOCIAL MEDIA

27/06/2016

Como fazer milagres com uma lente 18-55mm



Olá amores! Hoje o post será sobre fotografia,e talvez sirva para ajudar alguém que anda frustrado com sua lente 18-55mm. Então,vamos para mais uma prosa!


Você deve ter se empolgado bastante com a conquista da câmera. Esperou dias a fio,e no momento que ela finalmente chegou,você sai fotografando loucamente por aí. Quando finalmente para pra olhar com calma as suas fotos no computador,percebe que a câmera não tinha a qualidade tão sonhada,que mal desfocava o fundo,que deixa as fotos super escuras e blá blá. Enfim,você acaba pondo a culpa toda na câmera.
Para tudo! A culpa não é da sua câmera! A culpa é da dona lente 18-55mm,que veio no kit de sua câmera. Então para de culpar a coitada da sua câmera,okei?
A lente 18-55mm é super basicona,por isso ela vem junto com o kit. Essa lente sofre um senhor preconceito por aí,justamente por não ter uma abertura muito grande (o que provoca a escuridão na foto),e por não deixar uma rasa profundidade de campo (nosso tão querido fundo desfocado). Mas essas características tornam a lente ruim?Jamais! Pelo contrário,um iniciante na fotografia não poderia aprender com outra lente melhor do que com essa.
Caso você sonhe em ter fotos mais clarinhas e desfocadas,você pode optar por lentes com aberturas maiores. Por exemplo: A 50mm f/1.8 (famosa 50tinha),a 24mm f/2.8... e assim vai. A lente 18-55mm é muito boa para quem gosta de viajar e tirar fotos de paisagens,e de lugares com bastante luz. Caso você queira fotografar outros assuntos, o indicado é você procurar uma outra lente que se adeque ao seu caso.
O mais chato de tudo é saber que as lentes com aberturas maiores são caríssimas,e assim complica a nossa vida. Porém,o título do post é "como fazer milagres com uma lente 18-55mm",isto significa que existem uns jeitinhos de trolar essa lente, e obter um maravilhoso e tão sonhado resultado. hihi
Vamos descobrir essas dicas:

1-Abuse da luz: O que proporciona um maior desfoque,é a quantidade de luz que entra na sua lente. Já fez aquele exame de vista,do qual você usa um colírio para dilatar a pupila e daí você começa a ver tudo desfocado?Então,isso acontece porque está entrando muita luz na sua pupila,e você não consegue ver com nitidez quase nada.

2-Use o zoom: Quando uso o zoom da minha lente (com a distancia focal em 55mm),acabo deixando o fundo mais desfocado. A foto fica um pouco mais escura (a abertura vai para 5.0),mas se o local estiver muito bem iluminado,é so compensar na velocidade do obturador e no ISO. Aqui vai um exemplo:



Na foto acima,a distancia focal estava em 18mm (sem zoom),a abertura estava em 3.5,o ISO estava em 100,e a velocidade do obturador em 100. O desfoque é bem pouco,e a fotinha não fica charmosa.



Já nesta foto,usei o zoom total (distancia focal de 55mm),a abertura foi para 5.0,o ISO permaneceu em 100,e a velocidade do obturador caiu algumas casas. Graças a grande quantidade de luz que jorrava sobre o local,a foto não ficou escura,e ainda ficou com um fundinho super desfocado (que eu amo).

Graças a essas dicas, que eu mesma acabei descobrindo nas minhas aventuras,mas que com certeza alguém já tinha descoberto,pude melhorar 70% das minhas fotografias,e por enquato,não vejo necessidade nenhuma de trocar de lente. Espero que eu tenha ajudado você em alguma coisa! Não desista da sua lente,procure explorar ângulos mais interessantes e extrair o máximo possível dela!
Fique com algumas fotografias minhas,das quais usei as dicas que citei. Se inspire,e fique com Deus!





4 comentários :

  1. Parabéns pelo post, Jayne!! Adorei!!
    As dicas foram ótimas e sempre com um pouquinho de criatividade, podemos mostrar nosso mundo com fotos maravilhosas seja lá qual for a câmera/lente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade! As vezes as pessoas desanimam por causa da lente. Mas tem um mundo inteiro aí fora esperando por alguém que o admire! Independente da câmera ou lente,o que vai ser destaque é a nossa sensibilidade pra o enxergar. Falando em sensibilidade,a sua é maravilhosa! Haha

      Excluir