SOCIAL MEDIA

21/05/2016

Como ter um feed harmônico,branquinho e rosê no instagram



Olá,amores!Na quarta feira eu fiz um post no Instagram,perguntando a vocês se gostariam de ter um post aqui no blog explicando como que faço para produzir minhas fotografias (aproveita para me seguir lá! @jaynecampos ),pois eu recebia muitas perguntas e ficava complicado responder várias vezes. Muitos de vocês amaram a ideia,então corri para produzir tudo com muito amor e carinho (e bem explicadinho <3).Chega de prosa e vamos logo aprender como ter um feed branquinho,harmonioso,e com um toque de rosê,la no Instagram.





Em primeiro lugar,gostaria de dizer que não sou fotógrafa  profissional (sou apenas uma eterna aprendiz).Quem sabe um dia eu invista mais um pouco nessa área,mas por enquanto,só tenho olhos para a arquitetura porque não tá fácil. As dicas que vou lhes dar,aprendi sozinha passando horas e horas tirando fotos bobas,e lendo um bocado por aí. (Recomendo que façam o mesmo,ajuda muito!)
Meu feed não é o mais organizado e harmônico do universe,e também não é muito branquinho. Não faço essas coisas ao pé da letra pois noto que as fotografias perdem toda a naturalidade. Minha especialidade está em fotografar meu estilo de vida,e nele,nem tudo é tão branquinho e organizado assim (mó bagunça as vezes,confesso,abafa).
Visto a minha realidade,vamos as dicas:



01-Luminosidade:

Fotografia não é somente luz,é ausência de luz também!E esse é um dos maiores truques para ter uma foto branquinha: evitar as sombras. Procure sempre locais bem iluminados para fotografar,como debaixo de uma janela,ou em frente a uma. Obs: excesso de luz também deixa foto bem feia. A cor dos elementos ficam estouradas,e todo seu esforço para iluminar sua composição não irá valer nada.Para evitar esses desastres,fotografe sempre no começo da manhã,e pela tarde. Evite fotografar nos horários em que o sol está em seu pico de luz e calor.



02-Plano de fundo:

Uma coisa que aprendi com a vida foi que não adianta nada entupir a foto de filtros claros para ter uma foto branquinha e clean,se no fundo da fotografia existem elementos contrastantes com suas cores desejadas. Arrume cenários fixos,ou muito parecidos,para manter a identidade do feed. Ex: sempre fotografo na minha escrivaninha,ou na minha parede. Ambos são lugares claros,que farão minha fotinha sair branquinha sempre.Caso você deseje fotografar fora,lembre-se da paleta de cores predominantes das suas fotos,e procure sempre cenários que sejam compatíveis com elas.
Aqui estão umas fotos dos meus cenários favoritos pata fotografar: minha parede,e em cima da minha escrivaninha. Minha parede tem uma tonalidade intermediaria entre rosa pastel e lavanda. Isso ajuda a dar um toque de rosê as minhas fotografias.




Caso você não tenha nenhum lugar legal para fazer isso em casa,use sua própria cama para fazer um cenário!Basta pegar um lençol ou edredom branquinho,cobrir sua cama e colocar alguns elementos em cima dela,o que vamos falar a seguir.


03-Elementos:
Use elementos criativos para compor a foto,como por exemplo:Luzes de natal,um bom chocolate quente ou café,seus livros favoritos,canecas,quadrinhos vintage,FLORES <3, e entre outras afinidades de coisas fofas. Gosto de compor minhas fotos com alguns drawings,uns versículos bíblicos que amo,e com a minha linda e cheirosa bíblia que ganhei do meu amô <3. Para quem quer ter um feed com tons de rosê,basta acrescentar elementos com esse tom na sua composição,como um lençol,ou umas flores rosinhas.




Solte a criatividade,e procure por ângulos interessantes e poses legais. Seja livre para criar!


04-Enquadramento:
Já viu aquelas fotos que geralmente seus amigos ou familiares tiram da praia,ou de uma paisagem,com a linha do horizonte fazendo cosplay de uma linha obliqua?!Parece até que a água da praia vai vazar pelas beiradas do celular. Uma dica super importante para manter a harmonia e a organização em suas fotografias é o enquadramento do seu assunto,sabendo focar no seu primeiro plano,e também fazendo concordância entre as retas horizontais e verticais.Existem vários meios para o ajudar com isso: nos aplicativos das câmeras de celular existe uma grade,e também existe a regra dos terços. De tanto errar,acabei aprendendo a enquadrar através do olhômetro. Mas caso você ainda não domine essa técnica,alguns programas e aplicativos corrigem o ângulo da sua foto,como por exemplo,o próprio Instagram.


05-Edição:
Para arrematar sua fotografia,aposte na edição. Quando tiro fotos com a câmera,edito elas pelo Adobe Lightroom,e depois as envio pro celular para retocar com o VSCO. Mas em ambos os programas corrijo principalmente a luz.
Use no máximo dois filtros no seu feed,para manter o padrão. Ex: Não use um filtro vintage,depois um filtro rosado,depois um filtro azulado,e assim vai. Escolha querer seguir uma só tonalidade predominante.
Para deixar minhas fotos branquinhas,uso os filtros HB1 e A5 do VSCO. (Não exagere muito!menos é mais!)




06-Organização dos grides 
Não basta apenas ter fotos maravilindas,se você não souber organizar elas no seu feed. Para fazer isso,uso o próprio VSCO como preview. Confesso que antes eu não estava conseguindo manter um padrão visual limpo no meu perfil. As fotos individualmente ficavam ótimas,mas quando elas se juntavam nos quadrinhos do Instagram,sentia uma poluição visual muito grande. Hoje em dia estou conseguindo controlar bastante esse problema,pois prevejo como cada foto vai ficar :






Lembre-se sempre:tome cuidado para que você não tenha o mesmo problema que tive,afogando seu feed com muita informação! Caso isso aconteça alguma vez,o desafogue com imagens mais limpas,claras,e sem muita informação.

Uma nota sobre câmeras:
Se você deseja muito ter um feed organizado e com fotos lindas,não é necessário que você tenha uma câmera DSLR com a lente mais cara,e nem um celular de última geração. Comecei meu feed tirando fotografias apenas com meu celular (Galaxy S4),e ainda uso ele para postar lá até hoje!Não se desanime com os pixels que faltarem em sua foto. O que torna a fotografia incrível é a sua sensibilidade para enxergar momentos imperceptíveis,apenas por puro prazer,e não para ser melhor do que outros,ou ser como alguém. Seja você mesmo,e ame o que você faz. Esse sim é o requisito principal para compor suas fotografias.


E essas foram as dicas que anotei para vocês!Lembre-se de ser natural,e não se prender totalmente a esses padrões. Uma fugida de vez em quando só por esporte,não mata,hihi. Espero muito que eu tenha ajudado em alguma coisa. Se ainda tiverem alguma dúvida,deixem aqui nos comentários ou no direct do meu instagram. Deus abençoe sua vida,e até a próxima! <3

3 comentários :

  1. Sou apaixonada no seu feed, já falei, né? Quero muito ter um feed branquinho também, acho a coisa mais linda. Vou anotar todas as suas dicas e tentar aplica-las! Obrigada por esse post lindo. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. QUE BLOG LINDO!!! aonde eu aperto pra seguir?
    amei as dicass
    beijos

    ResponderExcluir